Através de projetos de Educação Patrimonial, a PRESERVAR contribui com a valorização e a divulgação do patrimônio cultural brasileiro, desenvolvendo materiais educativos (impressos e digitais) sobre Arqueologia e Patrimônio Cultural para todo o público escolar.
Nos últimos anos, a PRESERVAR já distribuiu 19.000 exemplares de livros, almanaques e DVDs, em escolas de 90 municípios dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
Além dos materiais autorais, produzidos pela própria equipe da PRESERVAR, também já foram distribuídos materiais elaborados por instituições culturais parceiras, como é o caso de um livro e de um DVD desenvolvidos por arqueólogos do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de um DVD elaborado pela equipe do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. Com isso, contribui-se, também, com a socialização dos conhecimentos acadêmicos, fortalecendo o vínculo entre Educação, Ciência e Patrimônio Cultural.
Outra experiência exitosa da PRESERVAR no âmbito da Educação Patrimonial é o desenvolvimento de um vídeo documentário sobre a etnohistória do estado de Goiás, realizado em parceria com cineastas indígenas (etnia Xavante) da Terra Indígena Wedezé, localizada no município de Cocalinho, no Mato Grosso.
Atividades Desenvolvidas:
Elaboração, produção e execução de projetos educativos sobre Patrimônio Cultural direcionado a diferentes públicos (público escolar, gestores públicos, comunidades locais, trabalhadores e profissionais envolvidos nas atividades de operacionalização das obras). Desenvolve materiais gráficos educativos e paradidáticos, como livros, livretos infantis, folders, banners, produtos audiovisuais (vídeos, documentários), exposições temáticas, estruturação de atividades presenciais e cursos de capacitação.
Serviços:
Estratégias de esclarecimento e divulgação dos bens culturais acautelados;
Projeto Integrado de Educação Patrimonial (PIEP);
Relatório Integrado de Educação Patrimonial (RIEP).
Vídeos (Educação Patrimonial)
11.000 Anos de Presença Indígena em Goiás
Arqueologia e Bens Culturais em Cordel: