Voltar ao topo

Educação Patrimonial

Através de projetos de Educação Patrimonial, a PRESERVAR contribui com a valorização e a divulgação do patrimônio cultural brasileiro, desenvolvendo materiais educativos (impressos e digitais) sobre Arqueologia e Patrimônio Cultural para todo o público escolar.

Nos últimos anos, a PRESERVAR já distribuiu 19.000 exemplares de livros, almanaques e DVDs, em escolas de 90 municípios dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Além dos materiais autorais, produzidos pela própria equipe da PRESERVAR, também já foram distribuídos materiais elaborados por instituições culturais parceiras, como é o caso de um livro e de um DVD desenvolvidos por arqueólogos do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de um DVD elaborado pela equipe do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville. Com isso, contribui-se, também, com a socialização dos conhecimentos acadêmicos, fortalecendo o vínculo entre Educação, Ciência e Patrimônio Cultural.

Outra experiência exitosa da PRESERVAR no âmbito da Educação Patrimonial é o desenvolvimento de um vídeo documentário sobre a etnohistória do estado de Goiás, realizado em parceria com cineastas indígenas (etnia Xavante) da Terra Indígena Wedezé, localizada no município de Cocalinho, no Mato Grosso.

Atividades Desenvolvidas:

Elaboração, produção e execução de projetos educativos sobre Patrimônio Cultural direcionado a diferentes públicos (público escolar, gestores públicos, comunidades locais, trabalhadores e profissionais envolvidos nas atividades de operacionalização das obras). Desenvolve materiais gráficos educativos e paradidáticos, como livros, livretos infantis, folders, banners, produtos audiovisuais (vídeos, documentários), exposições temáticas, estruturação de atividades presenciais e cursos de capacitação.

Serviços:

   Estratégias de esclarecimento e divulgação dos bens culturais acautelados;

   Projeto Integrado de Educação Patrimonial (PIEP);

   Relatório Integrado de Educação Patrimonial (RIEP).

  • Materiais educativos impressos elaborados pela Preservar.jpg
  • Documentários elaborados pela Preservar.jpg
  • Livros sobre Arqueologia no Nordeste Brasileiro.jpg
  • Atividade de Educação Patrimonial realizada com o uso de maquete.
  • Aluno observa réplicas de vasos cerâmicos (exposição arqueológica em escola).
  • Almanaque Infantil com história em quadrinhos para colorir e passatempos temáticos sobre Arqueologia.jpg
  • Crianca com Almanaque da Arqueologia - EP Complexo Eolico CE.jpg
  • Educação patrimonial realizada com auxiliares da equipe de campo.