Arqueologia é a ciência que se dedica ao estudo das sociedades humanas em seus tempos, contexto e transformação sociocultural. A PRESERVAR desenvolve as pesquisas técnico-científicas com base na Arqueologia Preventiva para Gestão dos Bens Arqueológicos.
Atividades Desenvolvidas:
Diagnóstico Arqueológico: pesquisa, de caráter empírico e bibliográfico, realizada com o objetivo de identificar possíveis impactos ao patrimônio arqueológico na área de influência de um futuro empreendimento.
Prospecção Arqueológica: atividade de campo realizada na área diretamente afetada do empreendimento com o objetivo de localizar sítios arqueológicos e identificar suas principais características (tipologia, dimensões, profundida da camada arqueológica, etc.), permitindo a elaboração de projetos de salvamento ou monitoramento arqueológico ou a adequação do projeto técnico do empreendimento, para garantir a proteção do patrimônio arqueológico potencialmente impactado.
Monitoramento Arqueológico: acompanhamento e vistoria técnica de atividades construtivas que envolvam revolvimento do solo, realizada por profissional devidamente habilitado, sob a supervisão do IPHAN, com a finalidade de prevenir e controlar a ocorrência de impactos ao patrimônio arqueológico durante a implantação de projetos de infraestrutura.
Salvamento Arqueológico: atividade técnica realizada por profissional habilitado, sob a supervisão do IPHAN, com o objetivo de coletar e analisar materiais arqueológicos de um determinado sítio, para evitar a sua destruição.
Gestão de Patrimônio: elaboração e implementação de projetos de gestão, conservação e valorização de acervos arqueológicos e bens culturais tombados, valorados e registrados.
Educação Patrimonial: atividades de caráter educativo, realizadas junto a diferentes públicos, com o objetivo de promover a valorização e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.
Serviços:
Ficha de Caracterização da Atividade (FCA);
Projeto de Avaliação de Potencial de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAPIPA);
Relatório de Avaliação de Potencial de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAPIPA);
Projeto de Avaliação do Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA);
Relatório de Avaliação do Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA);
Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico e dos Bens Culturais Tombados, Valorados e Registrados.