Voltar ao topo

Patrimônio Cultural


A PRESERVAR realiza todas as atividades técnicas exigidas pela legislação para garantir a proteção do patrimônio cultural brasileiro em geral, e do patrimônio arqueológico em particular, no processo de implantação de grandes projetos de infraestrutura. Com uma equipe multidisciplinar experiente e altamente qualificada, a PRESERVAR atua em todas as etapas do projeto (planejamento, instalação e operação) desenvolvendo soluções específicas, adaptadas às características técnicas e operacionais de cada projeto.

Inicialmente, com o objetivo de obter a Licença Prévia (LP), realizamos um diagnóstico para estabelecer o potencial arqueológico da área de interesse. Os resultados do levantamento integrarão Estudos de Impactos Ambiental (EIA/RIMA) e Relatórios Ambientais Simplificados (RAPs). Posteriormente, com o objetivo de obter as Licenças de Instalação (LI) e de Operação (LO), executamos projetos de prospecção para verificar a existência de material arqueológico na área de interesse e desenvolver estratégias para sua proteção. Quando necessário, executamos programas de salvamento arqueológico, providenciando a coleta sistemática, a curadoria e a guarda do material arqueológico que seria impactado pela instalação do empreendimento, garantindo a sua proteção, nos moldes exigidos pela legislação.   

Concomitantemente à pesquisa arqueológica, realizamos Estudos de Avaliação de Impacto sobre o Patrimônio Cultural Registrado, para impedir ou mitigar possíveis impactos ao patrimônio cultural de natureza imaterial, e desenvolvemos Projetos de Educação Patrimonial, promovendo, para os mais diferentes públicos, a valorização e o reconhecimento do patrimônio cultural brasileiro.

Arqueologia

Arqueologia


Com atuação em todo o território nacional, a PRESERVAR realiza o licenciamento arqueológico integral de qualquer empreendimento sujeito ao licenciamento ambiental. Elaboramos todos os tipos de estudos arqueológicos e fazemos a gestão completa do processo de licenciamento, desde a fase inicial até a expedição das licenças ambientais.

Leia mais
Patrimônio Imaterial

Patrimônio Imaterial


A PRESERVAR realiza o licenciamento arqueológico integral de qualquer empreendimento sujeito ao licenciamento ambiental, incluindo a elaboração de todos os estudos antropológicos exigidos pela legislação para prevenir impactos e garantir a salvaguarda dos bens culturais de natureza imaterial acautelados em âmbito federal.

Leia mais
Educação Patrimonial

Educação Patrimonial


Educação Patrimonial constitui-se por ações e processos educativos voltados para o reconhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio cultural. Através de pesquisas científicas realizadas por uma equipe multidisciplinar, a PRESERVAR desenvolve diversos tipos de materiais educativos, como: livros, livretos, almanaques, documentários, maquetes, réplicas de peças arqueológicas, etc.

Leia mais